07 junho 2017

Família Silábica M - 3

Toda a aprendizagem segue o caminho que parte do concreto rumo ao abstrato.
Esse concreto não se trata apenas do que seja sensorial, mas que seja algo que seja real, faça parte do contexto da criança. Por exemplo, ao trabalhar o fonema M, você pode construir uma lista de palavras que comecem com M que façam parte da realidade do seu grupo. Num cartaz uma letra M bem grande e você faz o som do M, pergunta: O que podemos escrever com mmmmmm?
E vai anotando. Essas palavras são concretas porque fazem sentido para a criança. 

A primeira atividade trabalha o som da sílaba inicial. As crianças preenchem o que está faltando e, para fixar a escrita, copiam a palavra inteira.

A segunda atividade já é mais abstrata, não usa imagens como suporte, a criança tem que trabalhar apenas com as palavras e suas semelhanças.




2 comentários :

  1. Querida Heleneida,
    Eu gostaria muito de te agradecer por esse blog maravilhoso. Depois que o descobri, fiquei encantada com o conteúdo, o estilo, tudo. É simplesmente lindo, perfeito e super educativo. Eu o uso muito e meus alunos adoram.
    Moro em Singapura, sou educadora de coração, engenheira de formação.
    Muito, muito obrigada e, por favor, não pare nunca de atualizar o blog.
    Beijos da Ásia,
    Dani Mainardi

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    1. Querida, Dani! Que gostoso ler seu comentário! Fico muito grata por você trazer esse feedback. E que surpresa imaginar crianças em Singapura aprendendo através da sua intervenção e um pouquinho do meu trabalho! Não pararei de atualizar! Grande abraço! E boa aula por aí!

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Desde já agradeço seu carinho em deixar uma mensagem! Bjks